Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2002.
Exerceu na Administração Pública os cargos de Procurador da República com atuação em processos do Supremo Tribunal Federal. Foi adjunto da Subsecretaria-geral da Presidência da República e consultor-Jurídico da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Foi Assessor Técnico no Ministério da Justiça, na gestão do Ministro Nelson Jobim (1995 e 1996). Foi Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, de 1996 a janeiro de 2000, e Advogado-Geral da União, de janeiro de 2000 a junho de 2002.
Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Fez o Mestrado em Direito e Estado na mesma Universidade. Concluiu o Doutorado pela Universidade de Münster, na Alemanha.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em janeiro de 2024, Gilmar Mendes enfatiza a relevância que o STF ganhou no cotidiano do País, especialmente em momentos tão polarizados da política, mas também pela necessidade de ação em diversos temas que afetam as vidas pública e privada.
Economia e Negócios
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes
Economia e Negócios
O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável
ver em detalhes