Bernardo Ivo Cruz é pesquisador associado ao Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP).
Foi conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (UE) e delegado do Grupo de Trabalho (GT) África, do Serviço de Ação Externa do mesmo bloco econômico.
Atuou nas embaixadas portuguesas no Reino Unido e no Brasil.
Também esteve à frente dos centros de negociação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) para a América do Sul, o Reino Unido e a Irlanda.
É colunista do jornal português Diário de Notícias, professor em diversas universidades do Reino Unido e de Portugal e PhD em Política pela Universidade de Bristol.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Bernardo Ivo Cruz salienta que, mesmo que o apogeu do multilateralismo tenha ficado para trás, nenhum país é plenamente soberano no século 21, em razão da interdependência das cadeias de produção, das pautas multilaterais e, em alguns casos, de leis transfronteiriças. Ele também destaca que não se consegue “fechar” um país nos tempos atuais e que o Brasil ainda é uma economia avessa ao comércio internacional e com barreiras às trocas intraestaduais. A entrevista foi ao ar no dia 5 de novembro de 2021.