UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Armínio Fraga

  • COMPARTILHAR

Armínio Fraga é sócio fundador da Gávea Investimentos, empresa fundada por ele em agosto de 2003 e presidente do conselho do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, fundado em 2019, ambos sediados no Rio de Janeiro. Foi presidente do Banco Central.

Atuou como professor do curso de mestrado da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da School of International Affairs da Universidade de Columbia e da Wharton School. Armínio é membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de membro de conselhos de outras entidades filantrópicas. Foi trustee da Universidade de Princeton. Tem publicado largamente nas áreas de finanças internacionais, macroeconomia e de política monetária.

Fraga recebeu seu Ph.D em Economia pela Universidade de Princeton em 1985, bem como seu B.A. e M.A. em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981.

UM BRASIL 

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em junho de 2024, Armínio Fraga conclui que o Brasil precisa combater desigualdades sociais com responsabilidade fiscal e líderes qualificados. Para ele, a combinação de “bagunça orçamentária” com governos sem planejamento estratégico tem impactos profundos na vida da população mais pobre. “Num mundo onde o orçamento é bagunçado, as coisas não são muito transparentes e as prioridades não são adequadamente definidas, a gente sabe quem perde. Quem perde sempre é o pobre!”, afirma Fraga.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.