André Lara Resende é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), diretor do Banco Central (BC), negociador-chefe da dívida externa brasileira, assessor especial da Presidência da República no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e um dos integrantes da equipe econômica responsável pela elaboração e implementação do Plano Real.
Publicou, em parceria com o economista Persio Arida, o paper “Larida”, estudo científico cujas ideias serviram de base para o advento do Plano Real.
É autor dos livros Consenso e contrassenso: por uma economia não dogmática; Juros, moeda e ortodoxia – teorias monetárias e controvérsias políticas; Devagar e simples; e Os limites do possível. Com os dois últimos títulos, ganhou o prêmio Jabuti.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, André Lara Resende contesta preceitos dados como verdadeiros pela principal corrente da economia, como a de que a emissão monetária gera inflação e de que países só crescem com o orçamento equilibrado, além de criticar a falta de projetos para o desenvolvimento do País em detrimento da obsessão pelo equilíbrio fiscal. A entrevista foi ao ar no dia 7 de agosto de 2020.
Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhesCada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Todos os empresários que têm o bom senso de […]
ver em detalhes