Sérgio Abranches é sociólogo, escritor e colunista político. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em Ciência Política na Universidade Cornell. Atuou como professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Os despossuídos: crescimento e pobreza no país do milagre” (1985), “Crise e mudança: a nova cara do Brasil” (1994) e “Copenhague: antes e depois” (2010).
UM BRASIL
Ao UM BRASIL, Abranches fala sobre “a era do imprevisto”, tema de seu novo livro que analisa o atual período de transição gerado pela globalização e digitalização das sociedades. O sociólogo discute ainda na entrevista, gravada no 11 de agosto de 2017, as transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais o Brasil atravessa e os desafios da mudança climática.
Em julho de 2025, em sua mais recente entrevista ao UM BRASIL, afirmou que o mundo terá de buscar estratégias para amenizar os impactos da ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos. “O país precisa ter uma contribuição importante, de liderança, na redução de emissões. Se ele não o faz, os outros usam isso como álibi para também não fazer”, disse. “Isso significa que não conseguiremos avançar na questão climática até que o Trump saia do governo.”
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes