UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rubens Ricupero

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Rubens Ricupero é diretor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Foi diplomata de carreira e chefiou as embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma.

Atuou como ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993-1994). Ainda no governo federal, foi ministro da Fazenda (1994) no período de lançamento da nova moeda brasileira, o real, recebendo do então presidente Itamar Franco o apelido de “sacerdote do real”.

Entre 1995 e 2004, ocupou o cargo de secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Foi professor de História das Relações Diplomáticas do Brasil, no Instituto Rio Branco, e de Teoria das Relações Internacionais, na Universidade de Brasília (UnB).

É autor de vários livros e ensaios sobre a história da diplomacia e formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Rubens Ricupero avalia as transformações pelas quais o País passou no século 20, enfatizando a questão demográfica, e aponta os desafios da atualidade. Ressalta a necessidade de a periferia ser integrada à sociedade por meio da educação e da economia e que as oportunidades de desenvolvimento do Brasil estão nas relações com a Ásia. Também comenta sobre o papel da diplomacia brasileira nas questões internacionais. A entrevista foi publicada no dia 12 de abril de 2019.

O ex-embaixador também participou de uma debate sobre os 25 anos do Plano Real, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do economista Persio Arida. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail