Rodrigo Pacheco é um advogado, foi eleito Senador por Minas Gerais e é o atual presidente do Senado Federal. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especializou-se em direito penal econômico pelo Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais (IBCCRIM), e atuou como advogado criminalista.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Pacheco foi conselheiro seccional por dois mandatos e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados. Em 2012, foi eleito Conselheiro Federal da OAB por Minas Gerais. No Conselho Federal, foi também presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira.
Nas eleições de 2014, foi eleito deputado federal. Foi primeiro vice-presidente e, posteriormente, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, foi eleito senador da República por Minas Gerais. Em 2012, foi eleito presidente do Senado e reeleito em 2023.
Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhesCreomar de Souza, da Dharma Political Risk and Strategy, discute os efeitos da conjuntura política sobre o setor empresarial
ver em detalhesAlessandra Ribeiro e Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, explicam como o mercado reage às tensões entre Executivo, Legislativo e Judiciário
ver em detalhes