UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Roberto Dumas

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Roberto Dumas Damas é professor de Economia Internacional e Economia Chinesa em diversas instituições de ensino, como Insper, Ibmec São Paulo, Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e Saint Paul Escola de Negócios.

Também é professor convidado da China Europe International Business School (CEIBS) e da Universidade Fudan, em Xangai.

Representou, de 2007 a 2011, o banco Itaú BBA em Xangai e atuou, em 2016 e 2017, no Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, na mesma cidade, nas áreas de Operações Estruturadas e Risco de Crédito.

Tem mais de 30 anos de experiência nos mercados financeiros doméstico e internacional, tendo trabalhado em instituições como UBS, Citigroup e Lloyds Bank.

É mestre em Economia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e mestre em Economia Chinesa pela Universidade Fudan, na China, além de graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Publicou os livros Economia chinesa: transformações, rumos e necessidades de rebalanceamento do modelo econômico da China; Crises econômicas internacionais; e China × EUA: como a economia global e a geopolítica se comportarão no pós-pandemia.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Roberto Dumas destaca que a China, após se voltar ao setor externo, está direcionando a economia ao consumo interno e ampliando a influência no mundo por meio de organismos multilaterais criados por ela. Além disso, sinaliza que o risco de anexação de Taiwan é real e pode ocorrer em um futuro não tão distante. Contudo, aponta que sanções significativas ao país asiático podem comprometer a economia de todo o planeta. A entrevista foi ao ar no dia 14 de abril de 2022.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail