Roberto Azevêdo é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e em Relações Internacionais pelo Instituto Rio Branco. Nascido em Salvador, Bahia, é especialista em comércio internacional e diplomata de carreira.
Foi vice-ministro de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, de 2006 a 2008. Chegou a participar da Rodada de Doha e representou o Brasil nas negociações do Mercosul. Atualmente é embaixador e secretário-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).
UM BRASIL
Azevêdo falou ao UM BRASIL da importância das novas tecnologias para o crescimento econômico. Na entrevista, publicada em 24 de novembro de 2017, disse que recursos como a inteligência artificial poderiam combater o protecionismo e proporcionar o acesso das pequenas e médias empresas ao mercado global. A entrevista foi realizada em parceria com a Intelligent Tech & Trade Initiative (ITTI), um projeto da ICC Brasil – a Câmara de Comércio Internacional.
Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhesNo pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães
ver em detalhesAgilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhes