Ricardo Abramovay é professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP).
Por 30 anos, foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.
Escreveu, dentre outros livros, Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza; Muito além da economia verde; e O que é fome, obra que integra a coleção “Primeiros Passos”.
É um dos principais nomes no debate sobre bioeconomia, desenvolvimento sustentável e impactos da revolução digital na sociedade.
É graduado em Filosofia pela Universidade de Paris Nanterre (França), mestre em Ciência Política pela USP e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Também tem os títulos de livre-docência pela USP e pós-doutorado por instituições francesas, como École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e Fondation Nationales des Sciences Politiques (FNSP).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Ricardo Abramovay defende a adoção de um modelo econômico que, ao se opor ao atual, valorize a natureza como forma de preservar a Amazônia e a cultura dos povos da floresta. O professor ressalta, dentre outros pontos, que o crescimento econômico não pode depender de práticas destrutivas do meio ambiente. Além disso, comenta sobre a fome no Brasil e o papel das empresas na construção de nações sustentáveis. A entrevista foi ao ar no dia 10 de junho de 2022.
Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhesCada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Todos os empresários que têm o bom senso de […]
ver em detalhes