UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Renato Nalini

  • COMPARTILHAR

José Renato Nalini é jurista, professor e atual secretário de Educação do Estado de São Paulo.

Nascido em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), instituição que presidiu durante o biênio 2014/2015. Antes, atuou como promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e como juiz nos municípios de Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.

É imortal da Academia Paulista de Letras (APL), na qual ocupa a 40ª cadeira, e membro da Academia Brasileira da Educação. É autor, entre outros, dos livros Ética da magistratura, A rebelião da toga e Ética ambiental.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e tem mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Lecionou em diversas instituições e, atualmente, é professor da pós-graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove).

UM BRASIL

Nalini participou do documentário realizado pelo UM BRASIL sobre o Judiciário e se mostrou favorável aos acordos que impedem que o sistema fique mais sobrecarregado. Para ele, a busca por negociação mostra que a sociedade está procurando novos caminhos para resolver pendências. A gravação foi realizada no dia 9 de dezembro de 2016.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Os legados histórico e cultural de D. Pedro II

Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição

ver em detalhes
Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País

ver em detalhes
Sociedade

A crise climática virou um problema da comunicação 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.