Randall Holcombe é professor de Economia na Universidade Estadual da Flórida e membro sênior do James Madison Institute, um think tank de livre-mercado com sede em Tallahassee, na Flórida (EUA).
É ex-presidente da Sociedade de Escolha Pública e da Sociedade para o Desenvolvimento da Economia Austríaca. Serviu, de 2000 a 2006, no Conselho de Assessores Econômicos do Estado da Flórida no governo de Jed Bush.
No âmbito acadêmico, recebeu o título de PhD em Economia pela Virginia Tech e lecionou na Texas A&M University e na Auburn University.
É autor de mais de 150 artigos publicados em revistas acadêmicas e profissionais e de 15 livros, entre os quais Da liberdade à democracia: a transformação do governo americano (2002), Produzindo prosperidade (2013) e Capitalismo político: como o poder econômico e político é feito e mantido (2018).
Randall Holcombe é considerado o precursor do conceito de “capitalismo de compadrio” – também chamado de “capitalismo de laços”.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), Randall Holcombe argumenta que a prosperidade de um país depende de livre-comércio, Estado de direito, limitação do poder político, proteção aos direitos de propriedade e baixo nível de regulação. Ele também comenta que o papel do governo na economia é prover igualdade de condições para que todas as empresas possam competir e que o capitalismo de compadrio advém da relação de proximidade entre as elites política e econômica. A entrevista foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2019.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes