É um dos idealizados do Plano Real.
De 1993 a 1994, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, em 1995, ocupou o cargo de presidente do Banco Central.
Foi pesquisador do Institute for Advanced Studies, em Princeton; do Centre for Brazilian Studies, na Universidade de Oxford; e da Smithsonian Institution, em Washington.
É graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Lecionou na USP e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Em parceria com o economista André Lara Resende, publicou o paper conhecido como “Larida”, o qual serviu de base para advento do Plano Real.
UM BRASIL
Persio Arida participou de um debate sobre os 25 anos do Plano Real promovido pelo UM BRASIL. Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do embaixador Rubens Ricupero, comenta sobre o processo de criação da moeda que pôs fim à hiperinflação brasileira. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.
Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhesPara a professora Cibele Franzese, a estabilidade dos servidores não é o principal problema, mas sim a efetividade do trabalho
ver em detalhes