Mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, nos EUA. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Membro e presidente – de 1994 a 1996 – da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE).
Foi professor titular no Curso de Doutorado da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, o economista comenta o orçamento público brasileiro, as reformas estruturais urgentes, o papel do BNDES no desenvolvimento e os rumos da economia.
Em nova entrevista, em maio de 2023, o economista reforça que o “manicômio tributário não se resolve sem a reforma da máquina pública, que não se trata apenas de uma modernização administrativa, mas uma rumo à eficiência. Estaremos ‘enxugando gelo’ em qualquer Reforma Tributária se tivermos que correr atrás de despesas que se aceleram e se expandem acima do PIB — e a despesa pública, hoje, não cabe no PIB.”
Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhesNo pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães
ver em detalhesAgilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhes