Michael Shifter é pesquisador sênior no Inter-American Dialogue. Antes, Shifter foi diretor do Programa de Governança e Direitos Humanos da Fundação Ford para a região andina e o Cone Sul e do Programa para a América Latina e o Caribe da Fundação Nacional para a Democracia.
Desde 1993, é professor adjunto da Escola de Relações Exteriores da Universidade de Georgetown, onde leciona sobre política latino-americana. Se formou no Oberlin College e tem mestrado em Sociologia na Universidade de Harvard, onde, durante quatro anos, lecionou sobre desenvolvimento e política na América Latina.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em dezembro de 2024, Michael Shifter lançou luz sobre o novo ciclo político dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump — o foco da análise são as relações internacionais.
O pesquisador disse esperar um governo menos engajado com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O foco principal deve ser a pressão sobre o seu concorrente comercial, a China, e a construção de alianças no eixo Ásia–Pacífico.
Já a relação com o Brasil deve ser pautada pelo pragmatismo. A prioridade de Trump na América Latina, por questões migratórias, comerciais e de segurança, deve ser o México. Interesses econômicos, como o petróleo, podem influenciar nova postura em relação à Venezuela, avalia Shifter.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes