UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Marcelo Abi-Ramia Caetano

  • COMPARTILHAR

Marcelo Abi-Ramia Caetano é secretário de Previdência do Ministério da Fazenda.

Também é economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e membro do conselho editorial do Journal of Social Policy, publicado pela Cambridge University Press.

Foi coordenador-geral de atuária, contabilidade e estudos técnicos do Ministério da Previdência Social e atuou como pesquisador visitante da London School of Economics. Desde 1997, concentra seus trabalhos na área previdenciária.

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na mesma área pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Marcelo Caetano comenta sobre a necessidade de reformar a Previdência brasileira, com ênfase na sustentabilidade fiscal e na correção de distorções. Ele alerta que, quanto mais protelar as alterações, mais drástica terá de ser uma eventual revisão do sistema e sobre os interesses de grupos que não desejam que benefícios de aposentadoria e pensão sejam reformulados. Realizada em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), a entrevista foi publicada no dia 30 de novembro de 2018.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes
Economia e Negócios

Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal 

Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.