Lourival Sant’Anna é repórter, analista de assuntos internacionais e integrante da equipe de jornalismo da CNN Brasil.
Nos últimos anos, fez reportagens para as revistas Exame, Época e Veja; para as emissoras de TV Bandeirantes, BandNews e SBT; e para o Estadão.
No jornal O Estado de S. Paulo, foi repórter especial entre 1998 e 2000 e entre 2001 e 2015, e editor-chefe, no ano 2000. Para o mesmo veículo, atuou como correspondente internacional em Londres, onde também foi produtor do serviço brasileiro da BBC.
Em sua carreira, esteve em mais de 70 países e cobriu eventos históricos e conflitos na Irlanda do Norte, na Colômbia, no Afeganistão, no Iraque, no Líbano, em Kosovo, na Faixa de Gaza, na Geórgia, na Líbia, na Síria e no Mali.
É autor dos livros Viagem ao mundo dos taleban e O destino do jornal.
Graduou-se em Jornalismo, em 1986, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). De 1987 a 1989, completou os créditos do mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade de São Paulo (USP), mas não defendeu a dissertação. Fez mestrado em Jornalismo na USP entre 2004 e 2017.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Lourival Sant’Anna avalia a importância da condução da economia para a atração de investimentos internacionais e o papel da diplomacia brasileira para manutenção do poder brando do País. A conversa foi ao ar no dia 20 de dezembro de 2019.
Em nova entrevista ao canal em junho de 2021, Sant’Anna comenta que, quando toda uma geração é atingida pelo trauma do autoritarismo, isso é repassado para filhos e netos. No entanto, esse trauma vai se diluindo aos poucos, ocasionando altos e baixos na defesa da democracia pela sociedade.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes