UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Ladislau Dowbor

  • COMPARTILHAR

Ladislau Dowbor é professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Também atua como consultor de diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governos e municípios, além várias organizações do Sistema S.

É conselheiro dos institutos Polis, Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Paulo Freire e membro do Conselho da Cidade de São Paulo.

Tem formação superior em Economia Política pela Universidade de Lausanne, na Suíça, e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia.

Foi professor de Finanças Públicas na Universidade de Coimbra (Portugal) e coordenador técnico do Ministério de Planejamento de Guiné-Bissau (1977-1981). Trabalhou como consultor na Nicarágua, na Costa Rica, na África do Sul e no Equador e ocupou o cargo de secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo (1989-1992).

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Ladislau Dowbor fala sobre desigualdade social no mundo, citando o capitalismo financeiro como um mecanismo de propagação do problema. A conversa integra o curso de extensão UM BRASIL Sustentável: visões, desafios e direções, desenvolvido pelo canal em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Programa de Mestrado em Análise Ambiental Integrada, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O vídeo foi ao ar no dia 8 de fevereiro de 2019.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Transição energética precisa ser viável economicamente 

Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri

ver em detalhes
Entrevista

Ao criarem sistema regulador do comércio mundial, os Estados Unidos não previam a ascensão da China 

Com a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi

ver em detalhes
Educação e Cultura

Educação precisa acompanhar revolução tecnológica 

Pedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.