Ladislau Dowbor é professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Também atua como consultor de diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governos e municípios, além várias organizações do Sistema S.
É conselheiro dos institutos Polis, Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Paulo Freire e membro do Conselho da Cidade de São Paulo.
Tem formação superior em Economia Política pela Universidade de Lausanne, na Suíça, e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia.
Foi professor de Finanças Públicas na Universidade de Coimbra (Portugal) e coordenador técnico do Ministério de Planejamento de Guiné-Bissau (1977-1981). Trabalhou como consultor na Nicarágua, na Costa Rica, na África do Sul e no Equador e ocupou o cargo de secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo (1989-1992).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Ladislau Dowbor fala sobre desigualdade social no mundo, citando o capitalismo financeiro como um mecanismo de propagação do problema. A conversa integra o curso de extensão UM BRASIL Sustentável: visões, desafios e direções, desenvolvido pelo canal em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Programa de Mestrado em Análise Ambiental Integrada, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O vídeo foi ao ar no dia 8 de fevereiro de 2019.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes