Coordenadora-geral do Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios Geru Maã da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Filosofia Africana e Indígena.
Professora de Filosofia do Direito na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Filósofa graduada pela UFRJ. Mestre em Filosofia pelo programa de pós-graduação de Filosofia e Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro (Cefet-RJ). Doutoranda em Filosofia pela UFRJ.
Suas pesquisas envolvem temas como filosofia africana, ética, filosofia política, epistemicídio e diversos outros assuntos.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal UM BRASIL, em novembro de 2020, Katiúscia examina a urgência de a educação brasileira integrar pensadores negros nas disciplinas escolares; avalia como o legado de construção histórica de povos negros funciona como um “sistema imunológico”; e debate a crescente violência no Brasil ocasionada pelo racismo estrutural.
Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri
ver em detalhesCom a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi
ver em detalhesPedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18
ver em detalhes