José Álvaro Moisés é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), além de ser mestre em Política e Governo pela Universidade de Essex, na Inglaterra, e doutor em Ciência Política pela USP.
Foi professor visitante na Universidade de Oxford, secretário de Apoio à Cultura e de Audiovisual, ambos do Ministério da Cultura. Trabalhou como coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e coordenador científico do Núcleo de Pesquisa de Relações Internacionais e Política Comparada da USP.
Atualmente, é professor titular do Departamento de Ciência Política e membro da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ambos da USP, além de coordenador acadêmico do projeto Corrupteca. Integra o Comitê Executivo da International Political Science Association.
Publicou diversos livros de análises políticas como “Os brasileiros e a democracia”, “Democracia e confiança: Por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas?” e “O papel do Congresso Nacional no presidencialismo de coalizão”.
UM BRASIL
Participou de duas entrevistas do UM BRASIL, sendo que, na mais recente, em 23 de março de 2016, abordou a crise política no Brasil.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes