Izabella Teixeira é formada em biologia pela Universidade de Brasília (UnB). Fez mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
A bióloga foi ministra do Meio Ambiente entre os anos de 2010 e 2016, durante os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Antes de assumir o cargo no lugar de Carlos Minc, Izabella atuou como secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente. É funcionária de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No currículo, consta ainda a função de subsecretária do Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro.
UM BRASIL
Izabella falou sobre desenvolvimento sustentável ao UM BRASIL, ao lado do secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl. No debate, publicado em 8 de dezembro de 2017, afirmou que o País não pode dar sinais contraditórios com relação ao desmatamento e que deve assumir o papel de protagonismo que lhe cabe.
A entrevista é uma parceria entre o UM BRASIL e o Brazil Forum UK, uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes