Autor do romance Torto arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. A obra já foi traduzida para diversos idiomas.
Seu mais recente livro é Doramar ou a odisseia: histórias.
Geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFB), onde também concluiu mestrado e doutorado em Estudos Técnicos e Africanos.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em outubro de 2021, Vieira Junior repercute os temas tratados em seu livro Torto arado, como violência, herança da escravidão e extrema vulnerabilidade no cotidiano brasileiro. Ele também fala sobre sua convivência, ao longo de décadas, com trabalhadores do campo, fator de grande influência em sua obra premiada internacionalmente.
Economia e Negócios
Paulo Uebel, sócio da Ernst & Young, afirma que o Estado brasileiro precisa funcionar bem para recuperar legitimidade
ver em detalhes
Educação e Cultura
Apesar das crises e das derrotas, José Miguel Wisnik, professor na FFLCH-USP, acredita que a bola no pé é o ‘veneno-remédio’ do bresileiro
ver em detalhes
Economia e Negócios
Em debate na Semana S 2026, os economistas André Portela e Marcos Mendes analisam por que o Brasil gasta muito e avança pouco em produtividade e redução da pobreza
ver em detalhes