Autor do romance Torto arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. A obra já foi traduzida para diversos idiomas.
Seu mais recente livro é Doramar ou a odisseia: histórias.
Geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFB), onde também concluiu mestrado e doutorado em Estudos Técnicos e Africanos.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em outubro de 2021, Vieira Junior repercute os temas tratados em seu livro Torto arado, como violência, herança da escravidão e extrema vulnerabilidade no cotidiano brasileiro. Ele também fala sobre sua convivência, ao longo de décadas, com trabalhadores do campo, fator de grande influência em sua obra premiada internacionalmente.
Economia e Negócios
Samantha Meyer, presidente da Aide, discute a necessidade da reforma do Judiciário brasileiro
ver em detalhes
Educação e Cultura
Flávia Bravin, ‘head’ da Saber Educação, fala sobre a importância do livro na construção do pensamento crítico
ver em detalhes
Sociedade
Para a economista Ana Toni, a COP30 uniu empresas e governos em busca de soluções e ações concretas para frear a crise do clima
ver em detalhes