Subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (Eresp).
Integrante do corpo docente do curso de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ministrando a disciplina Country Studies – Africa.
Ingressou no Instituto Rio Branco no início da década de 1980, tomando posse na carreira diplomática em dezembro de 1986.
No Brasil, trabalhou no Departamento da África e foi chefe da Divisão de África II (África Austral e lusófona).
No exterior, esteve em missões permanentes em Lisboa, Luanda, Pretória, Nova York, Roma, entre outros locais, e em missões provisórias em Bissau, Lusaca e Dacar, além de visitas em missão oficial a Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Madagascar, Seychelles, Tanzânia, Quênia, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Lesoto, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Gabão, Libéria, Serra Leoa, Costa do Marfim e Etiópia.
Durante o período em Nova York, acompanhou temas africanos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Roma, foi cônsul-geral-adjunta.
Em Acra (capital de Gana), ocupou a chefia da Embaixada do Brasil.
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com a tese “Pensamento Africano em Relações Internacionais: desconstruindo o afro-pessimismo”.
UM BRASIL
Em debate realizado pelo Canal UM BRASIL em parceria com a Faap, em fevereiro de 2023, ao lado de Fernanda Magnotta, Irene aborda os princípios elementares de uma política diplomática de Estado, sobretudo os permanentes – como a relação da nação com os seus países vizinhos –, bem como aqueles que formam a política externa de governo, a qual deve estar voltada à dinâmica geopolítica global.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes