Graduado em Administração pela Universidade de Brasília, mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV) e doutor em Administração pela FGV.
Professor da Ebape/FGV e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo Eaesp/FGV, professor da Fundação Dom Cabral e professor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Responsável pela direção e administração de projetos no Ministério da Administração e Reforma do Estado entre 1996 e 1999.
Secretário de gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2003 e 2004, ocupando também a função de delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fundou o Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública, ocupando a direção por 15 anos.
Consultor em temas relacionados à gestão pública para instituições e organizações públicas no Brasil e no exterior.
UM BRASIL
Em sua entrevista ao UM BRASIL, Humberto Falcão analisa a modernização gerencial do Estado brasileiro, avalia a necessidade de uma transformação institucional que vá além de uma Reforma Administrativa, comenta a grande possibilidade de judicialização de vários pontos de uma eventual reforma do Estado e também traz ao debate a importância de a sociedade conseguir um retorno expressivo do “custoso investimento em capital humano” presente no Poder Público.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes