Floriano Pesaro é sociólogo, político brasileiro. Foi vereador da cidade de São Paulo (2008 e 2012) e eleito Deputado Federal em 2014. Hoje, é diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
Servidor público desde 1995, foi diretor de Projetos no Ministério da Educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Entre 2005 e 2006, foi secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Durante as gestões de Geraldo Alckmin à frente do Estado de São Paulo, foi secretário-adjunto da Casa Civil (2003-04) e Secretário de Estado do Desenvolvimento Social (2015-18).
Pesaro atuou recentemente como Coordenador Executivo do Gabinete de Transição de Governo do Governo Federal (2022-2023) e como Assessor no Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, instituição brasileira que incentiva o empreendedorismo no país.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, Pesaro defendeu que as empresas brasileiras devem apostar mais nas exportações. “Atuar no mercado interno é bom e mais fácil. Mas quem exporta nunca se arrepende”, afirmou.
A conversa com o diretor da Apex também abordou o cenário do comércio internacional e os entraves logísticos para a integração brasileira. Pesaro ainda refletiu sobre as contradições do avanço do protecionismo em um mundo cada vez mais integrado.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes