Fernando Schüler é professor e pesquisador no Insper e curador do projeto Fronteiras do Pensamento.
Ele foi secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro.
Schüler é doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e especialista em gestão cultural e cooperação ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB).
UM BRASIL
Ao UM BRASIL, em maio de 2016, Schüler afirmou que o Brasil passava por um teste de democracia. Ainda que a Suprema Corte do País fosse respeitada e tivesse autoridade política, o especialista se dizia preocupado com o arranhão que os últimos acontecimentos poderiam gerar na cultura política nacional.
Em abril de 2017, Schüler falou por mais de uma vez sobre temas como o amadurecimento da democracia brasileira, o crescimento brasileiro comparado ao de países em desenvolvimento e sobre o papel dos novos atores na política tradicional, além de abordar questões sobre privatização e Reforma Política.
Já em março de 2025, o cientista político retornou ao Canal UM BRASIL e afirmou que que o debate público no País não deveria ser pautado pela “temática comportamental” tampouco pela “histeria entre direita e esquerda”. Para ele, com a intensificação da polarização, há mais dificuldade em se fazerem as reformas necessárias para o Brasil.
Vera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil
ver em detalhesSegundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo
ver em detalhesSegundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhes