Professor no departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.
Seus interesses de pesquisa e ensino cobrem a interseção de Antropologia da Tecnologia, Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (STS), Interação Humano-Computador (HCI), entre outros.
Etnógrafo com experiência de trabalho de campo em Havana, Cuba, Guadalajara, México, nas favelas de Vitória, Brasil e na região dos Apalaches, no leste de Kentucky, EUA.
Autor dos livros Tecnologia do Oprimido: Desigualdade e o Mundano Digital nas Favelas do Brasil (em produção) e Favela Digital: O outro lado da tecnologia (2013).
Seus artigos acadêmicos se encontram nas principais revistas de tecnologia e sociedade, como AI & Society; Information Communication and Development; Gender, Technology and Development; First Monday e Journal of the Association for Information Science and Technology. Também já escreveu artigos para o The Guardian, El País, The Huffington Post (HuffPost), Salon e The Intercept.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em julho de 2023, Nemer explica sobre a necessidade de orientação humana no desenvolvimento de tecnologias e inovações, de forma que tais ferramentas e recursos não perpetuem as discriminações e opressões sobre grupos sociais.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes