UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Entrevista

Celebrando nossas 500 entrevistas!

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 28 de dezembro de 2022

O Canal UM BRASIL comemora a marca de 500 entrevistas realizadas! Uma obra composta por uma costura cuidadosa de vozes e pensamentos que retratam a história nacional recente por ângulos distintos, cobrindo os temas que mais marcaram (e marcam) o País pós-redemocratização.

O UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), exprime o empenho da Entidade em prol dos avanços econômicos e sociais pelos quais a sociedade brasileira passa, além da crescente preocupação com os retrocessos que deixarão marcas por muitos anos em diversas conjunturas – como as recentes crises econômica e política, os entraves à liberdade econômica e o descontrole fiscal.

Tal feito não seria possível sem o trabalho de uma gama diversa de entrevistadores e entrevistados que, desde que o canal surgiu, em 2014, trouxe ao público análises assertivas que vão ao cerne do que o País representa atualmente.

O canal sempre buscou garantir amplo debate acerca das transformações em curso no mundo, mudanças estas que estão impactando a democracia e o futuro da representatividade, mediante uma espécie de ruptura do diálogo entre pensamentos divergentes – fator que, hoje, está desequilibrando o jogo democrático. E o Brasil, claro, não está fora desta partida.

Como poucas iniciativas no País, o Canal UM BRASIL é a quebra do pensamento unilateral.

Junto a isso, o canal tem reforçado a atenção sobre a atuação das empresas nacionais na construção de um país menos desigual e mais responsável com o meio ambiente e com a inclusão de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança. Para tanto, busca entender como a iniciativa privada e o empreendedorismo mostram sua força nos diversos conjuntos sociais que agregam fatias relevantes dos consumidores brasileiros.

São 500 entrevistas, muitas delas gravadas em parceria com diversas organizações, dentre as quais uma das mais recentes se destaca: a série sobre Educação Política realizada com o Movimento Voto Consciente, que reuniu empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para entender como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais compromissada com o exercício da cidadania.

Navegue pelo nosso site e confira bate-papos marcantes sobre as mais variadas esferas do pensamento.

Entrevistas marcantes

Acesse alguns conteúdos que marcaram o canal.

*O papel do Brasil no século 21, por Marcos de Azambuja

*Raça e gênero na sociedade brasileira, por Amara Moira e Djamila Ribeiro

*Brasil de privilégios e desequilíbrios, por Ary Mattos Filho

*SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País, por Drauzio Varella

*Comunicação agressiva é o mais assustador na crise atual de saúde pública | Leandro Karnal

*País sem leitores é país sem pensamento, por Nélida Piñon

*Real 25 anos | UM BRASIL debate a estabilização da moeda com FHC, Rubens Ricupero e Persio Arida

*Sem cuidar de suas florestas, Brasil está se autodestruindo | Laura Yawanawá

*Transformação dos valores brasileiros na visão de Amyr Klink

*Brasil só será grande quando periferia encontrar lugar ao sol, por Rubens Ricupero

Faça parte deste debate! Inscreva-se no canal e ative as notificações. Toda sexta-feira uma entrevista inédita é publicada.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Presidente da COP30 crê que negociações vão ampliar protagonismo brasileiro na economia de baixo carbono

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago fala sobre as expectativas em relação ao encontro que acontece em novembro deste ano em Belém, no Pará

ver em detalhes
Notícias

Segurança pública exige estratégia, investimento e presença institucional duradoura

Edição número 11 da coletânea ‘UM BRASIL’ destaca a urgência de reorientar políticas públicas para encarar o avanço da criminalidade e recompor a autoridade do Estado nos territórios dominados

ver em detalhes
Economia e Negócios

Canal UM BRASIL promove live para debater impactos econômicos da crise entre os Poderes 

Iniciativa será realizada em parceria com a FecomercioSP e a Tendências Consultoria

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.