Autor do romance Torto arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. A obra já foi traduzida para diversos idiomas.
Seu mais recente livro é Doramar ou a odisseia: histórias.
Geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFB), onde também concluiu mestrado e doutorado em Estudos Técnicos e Africanos.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em outubro de 2021, Vieira Junior repercute os temas tratados em seu livro Torto arado, como violência, herança da escravidão e extrema vulnerabilidade no cotidiano brasileiro. Ele também fala sobre sua convivência, ao longo de décadas, com trabalhadores do campo, fator de grande influência em sua obra premiada internacionalmente.
Ciência e Saúde
O físico Marcelo Gleiser defende que preservar o planeta e as diferentes formas de vida é dever moral dos seres humanos
ver em detalhes
Educação e Cultura
Segundo Cassiano Elek, jornalista e diretor editorial do Grupo Record, jovens brasileiros leem muito e são os que mais compram livros físicos
ver em detalhes
Sociedade
Em debate realizado pelo Renova BR, em parceria com o UM BRASIL, Cristina Castellan e Jessika Moreira investigam quem está por trás do funcionamento do Estado
ver em detalhes