Sete mil pessoas devem visitar “UM BRASIL em charges” na São Judas
A busca por formar profissionais conectados com a realidade e atentos aos mais diversos cenários no Brasil e no exterior motivou a Universidade São Judas a receber a exposição UM BRASIL em charges, no campus Butantã, zona oeste da capital paulista. As imagens ficam no espaço até 3 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 13h.
A iniciativa, que tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem sido bem-aceita pelos alunos. Diante desse interesse, a expectativa é de que as 37 charges produzidas entre 2016 e 2018 pela plataforma sejam vistas por aproximadamente 7 mil pessoas. Essa projeção leva em conta o número de alunos regulares, além de visitantes que devem marcar presença em alguns eventos da universidade – como alunos de outras instituições de ensino, ex-alunos e convidados.
“Acreditamos que uma universidade deve abrigar as mais diversas manifestações culturais e artísticas, possibilitando aos alunos acréscimo em seus repertórios. Na unidade Butantã, temos alunos e também visitantes que residem em outros municípios como Osasco, Barueri, Caieiras, Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra, que encontram menos possibilidades de acesso a essas exposições”, ressalta a professora de Publicidade e Propaganda e organizadora do evento, Maria Tereza Garcia.
Produção das charges
As imagens que integram a exposição foram elaboradas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Jean Galvão e Alberto Benett. Eles retratam de forma ácida e bem-humorada o conteúdo de diferentes gravações do UM BRASIL que abordam temas como política, economia e questões sociais do País.
Entre os entrevistados estão o filósofo Luiz Felipe Pondé, o navegador Amyr Klink, a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon, o cientista político Sérgio Fausto, a economista Zeina Latif, entre tantos outros. Os visitantes da exposição na Universidade São Judas também terão acesso a trechos de gravações marcantes no local.
Histórico de exposições
O UM BRASIL em charges existe desde 2017 e já passou pela Uninove, campus Vergueiro, na Liberdade; pelo prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), ocasião em que os chargistas gravaram um debate sobre o processo de criação das ilustrações; pelo 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior paulista; e pelo Senac São Miguel Paulista, no extremo leste da capital. A Universidade São Judas é o quinto espaço a expor o material.
Serviço:
Exposição UM BRASIL em charges na Universidade São Judas
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.000 – Butantã, São Paulo/SP
Data: de 12 de agosto a 3 de outubro
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 13h
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica
ver em detalhes
O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação
ver em detalhes
Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”
Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024
ver em detalhes