Não fomos ensinados a aprender
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
A falta de como criar uma postura mais ativa na hora de aprender é um dos motivos pelo qual os jovens mostram tanto desinteresse pelos estudos, segundo avalia o professor da plataforma de ensino online Descomplica, Eduardo Valladares, ao UM BRASIL, iniciativa da FecomercioSP.
“Para o jovem estudar está sempre associado a algo chato, difícil, mas isso deveria estar ligado a uma sensação de prazer, de graça. Em geral, o aluno é aquele que assiste alguém a dar aula. Gosto de uma analogia que diz que o aluno é como se fosse um passageiro do ônibus e o estudante é o motorista que sabe se conduzir na hora de estudar. Acredito no potencial de ensinar autonomia ao aluno para ele desenvolver a melhor maneira de estudar. Não é fácil, não é simples, mas as escolas não ensinam isso”, explica o professor.
Na conversa com Denis Russo Burgierman, Valladares afirma que as escolas dizem o que deve ser estudado, mas não explicam como. Essa lacuna e o fato do aluno não ser ouvido pela escola, além de suas necessidades não serem levadas em conta, faz com que muitos frequentem a escola por obrigação.
“O projeto educacional ainda se concentra muito na formação para se fazer prova. Estudar para fazer um concurso, o vestibular, o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Não é, necessariamente, para entender e estruturar o ser humano, entender o Brasil. Há um papel fundamental do que a família deve ou deveria exercer e há também o papel crucial do que a escola deve ou deveria exercer para a formação do indivíduo. A escola precisa ainda ser vista como um ambiente de maior colaboração”, diz.
Metodologia de aprendizagem
Valladares defende que estudar melhor não significa estudar o dia todo, mas destaca ser preciso ter foco, disciplina e metodologia. Ele acredita que o ideal é ter intensidade tanto no estudo quanto nos momentos de lazer.
“Disciplina não é regra, é ter liberdade. Eu passo a ter liberdade no instante em que me organizo e me programo para tudo que vou fazer. Então, vou ser intenso na hora de descansar e relaxar, mas também serei intenso quando eu tiver que estudar, seja para uma prova, um concurso, um novo desafio, uma formação. Essa diretriz é o grande papel que a escola poderia ensinar melhor”, conclui Valladares.
A entrevista é parte de uma série fruto de parceria do UM BRASIL com a Brazilian Student Association (BRASA).
Inscreva-se no youtube.com/canalumbrasil.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhes
Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhes
Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos
Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes