UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Randall Holcombe

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Randall Holcombe é professor de Economia na Universidade Estadual da Flórida e membro sênior do James Madison Institute, um think tank de livre-mercado com sede em Tallahassee, na Flórida (EUA).

É ex-presidente da Sociedade de Escolha Pública e da Sociedade para o Desenvolvimento da Economia Austríaca. Serviu, de 2000 a 2006, no Conselho de Assessores Econômicos do Estado da Flórida no governo de Jed Bush.

No âmbito acadêmico, recebeu o título de PhD em Economia pela Virginia Tech e lecionou na Texas A&M University e na Auburn University.

É autor de mais de 150 artigos publicados em revistas acadêmicas e profissionais e de 15 livros, entre os quais Da liberdade à democracia: a transformação do governo americano (2002), Produzindo prosperidade (2013) e Capitalismo político: como o poder econômico e político é feito e mantido (2018).

Randall Holcombe é considerado o precursor do conceito de “capitalismo de compadrio” – também chamado de “capitalismo de laços”.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), Randall Holcombe argumenta que a prosperidade de um país depende de livre-comércio, Estado de direito, limitação do poder político, proteção aos direitos de propriedade e baixo nível de regulação. Ele também comenta que o papel do governo na economia é prover igualdade de condições para que todas as empresas possam competir e que o capitalismo de compadrio advém da relação de proximidade entre as elites política e econômica. A entrevista foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2019.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail