UM BRASIL discute como desigualdade econômica impacta vida dos brasileiros
A desigualdade econômica está presente em todos os países do mundo, e seus efeitos estão expostos na miséria, no desemprego e em outras mazelas. A maneira como ela impacta a vida dos brasileiros foi tema de discussão de entrevistas do UM BRASIL.
Na análise do presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed, a desigualdade econômica gerada por aqueles que usam suas conexões no governo para conseguir vantagens, proteção e subsídios é uma barreira que impede o progresso econômico de muitas pessoas. Na conversa com o canal, ele diz que quanto mais uma sociedade segue no caminho do favoritismo, maior será a desigualdade.
“Eu acho que as pessoas precisam reaprender a diferença entre privilégios e direitos. Direitos são coisas que vêm para você em virtude do seu nascimento, por você ser um indivíduo único, soberano e independente. O privilégio não é um direito; é algo que pode ser um favor especial só para você, talvez por causa de alguma conexão política que fez”, completa.
Para a diretora do Centro de Estudos da Metrópole e professora de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), Marta Arretche, a desigualdade no País é uma combinação de fatores relacionados a políticas públicas e aspectos externos.
Marta ainda destaca que os municípios têm a oportunidade de reduzir as desigualdades quanto aos serviços, pois têm responsabilidade sobre todas as políticas relacionadas ao bem-estar dos cidadãos, como escola, habitação e saúde, entre outros.
“A autonomia para decidir sobre a política é limitadas pela regulação federal, mas o município pode escolher onde vai gastar – se na periferia ou no centro, por exemplo –, e isso afeta muito em termos de desigualdade.”
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Pesquisador do Cebri adverte que política externa será determinante nas próximas eleições
Na opinião de Feliciano de Sá Guimarães, as ações do presidente Donald Trump são guiadas, justamente, pela expectativa de que a política externa influencie o pleito brasileiro
ver em detalhes
Economista diz que agilizar burocracia é uma questão de desenvolvimento
Sary Levy-Carciente é coordenadora do Índice de Burocracia na América Latina
ver em detalhes
Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy
Em entrevista ao UM BRASIL, Creomar de Souza explica as oriengens da crise entre os Poderes no País
ver em detalhes