UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Brasil não soube manter avanços econômicos

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 29 de junho de 2018

MEDIAÇÃO

Antes da crise, o País teve avanços importantes – deixou para trás a hiperinflação e as altas taxas de desemprego; reduziu a fome; e entrou para o Brics, bloco que une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, mas os governantes não souberam aproveitar todas as possibilidades e ferramentas para fazer com que o Brasil avançasse mais, e o índice de desemprego voltou a subir e houve uma grave recessão. A avaliação é da jornalista Maria Paula Carvalho, em entrevista ao UM BRASIL.

“Nenhum país antes de nós teve a chance de fazer Copa do Mundo e Olimpíada uma seguida da outra. Para nós, isso foi de certa forma um reconhecimento internacional por todos os avanços social e econômico que vinham sendo verificados. Mas, depois, veio a decepção. Os estádios foram superfaturados e muitas das arenas construídas para a Olimpíada estão abandonadas no Rio de Janeiro”, destaca Maria Paula.

Em entrevista a Humberto Dantas, a jornalista diz que concorda com o pensamento do americano Albert Fishlow, um dos principais brasilianistas da atualidade: o Brasil deveria priorizar investimentos, além de manter um orçamento equilibrado e se integrar em cadeias de comércio internacional.

“O governo teve oportunidade de continuar numa linha de crescimento e, de certa forma, isso se perdeu. Investimos muito em consumo, e não em educação, tecnologia, educação e, principalmente, em infraestrutura”, analisa.

Ela também falou sobre transparência durante a entrevista. “A gente tem uma sociedade que está mais consciente e demanda mudanças. Não há mais espaço para roubalheira e corrupção no Brasil”, conclui, apresentando sua visão da sociedade brasileira após os sucessivos escândalos políticos.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.