UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

O sistema público só convém se for para servir a população

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Maria Cristina Poli

ENTREVISTADOS

Fazer a gestão de um país nada difere do ofício de administrar uma empresa, afirma o presidente do Conselho de Administração da Falconi Consultores de Resultado, Vicente Falconi. Gerenciar um negócio é ter um plano de ação para atingir metas ou resolver problemas, função básica que se estende às organizações públicas: “O setor público brasileiro peca porque não cumpre esse papel”, explica o especialista em gerenciamento empresarial.

Falconi é o primeiro entrevistado de uma série de debates com novo formato da plataforma UM BRASIL, o UM BRASIL Talks, idealizado pela FecomercioSP, que conta com a mediação da jornalista Maria Cristina Poli e dos especialistas Duval Guimarães, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard; Gustavo Haddad Braga, engenheiro elétrico e cientista da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts; e Gabriel Ribeiro, aluno de Política, Filosofia e Economia na Northeastern University.

Durante o bate-papo, Falconi falou sobre a necessidade da criação de indicadores e dados precisos em determinadas administrações públicas, que viabilizem melhores práticas administrativas e serviços mais eficientes para a população: “Temos algumas áreas bastante organizadas e que dispõem de bons recursos, como a Receita Federal.

O sistema do Imposto de Renda é algo muito avançado e somos um dos primeiros países a disponibilizar a declaração de forma totalmente digital.” O especialista também criticou políticos e ministros que acham que gerenciar é apenas sentar-se à mesa e dar ordens. Disse ainda que o Estado precisa treinar seus funcionários e aprender a trabalhar com métodos.

O UM BRASIL Talks conta com a parceria da BRASA, grupo interdisciplinar de estudantes residentes em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos. O objetivo é apoiar e promover estudos brasileiros nos campos das ciências humanas e sociais.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail