UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Vamos crescer abaixo do potencial pelo menos nos próximos três anos, diz Sérgio Werlang

Publicado em: 5 de dezembro de 2017

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

O ex-diretor de Política Econômica do Banco Central e atual assessor da presidência da Fundação Getulio Vargas (FGV), Sérgio Werlang, é enfático ao afirmar que o governo brasileiro precisa conter os gastos de forma audaciosa para crescer.

Na conversa com Renato Galeno ao UM BRASIL, o economista destaca que nos primeiros seis meses do ano o número de funcionários públicos do governo federal aumentou mais de 5 mil. “Tem que cuidar de cada centavo, cada centavo é extremamente precioso. Nós temos de começar a prestar atenção nos detalhes e começar a não deixar passar nenhum desses pequenos problemas”, diz Werlang.

Werlang defende uma ampla Reforma da Previdência. Ele cita na entrevista o caso que ocorreu na Irlanda, entre as décadas de 1980 e 1990, quando os jovens deixaram o país e o sistema de previdência teve de ser revisto rapidamente porque a situação ficou insustentável.

“A aposentadoria do servidor público no Brasil também é uma aposentadoria bastante generosa e ela precisa ser equacionada. Por que uma pessoa só porque tem um trabalho no setor público, primeiro é estável, segundo, ainda tem uma aposentadoria muito melhor? Por que isso, quando é uma minoria na população brasileira?”, questiona.

O economista analisa que o crescimento do Brasil depende do resultado das próximas eleições. Werlang acredita que um novo governo populista, seja de direita, seja de esquerda, causaria retrocessos aos País.

Ao UM BRASIL, Werlang também fala sobre os potenciais investimentos chineses no País e trata das diferenças socioeconômicas entre o Brasil e o gigante asiático. A entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo

Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização

ver em detalhes
Economia e Negócios

Produtividade no Brasil precisa estar no centro das discussões 

O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.