UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Sociedade tem papel importante no desenvolvimento dos alunos

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 7 de dezembro de 2017

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

A forma como a gestão pública (municipal, estadual e federal) é conduzida reflete nos resultados educacionais de cada território, mas a sociedade também tem papel importante no desenvolvimento dos alunos. Essa é a visão da consultora da METAS Sociais e ex-diretora do Inep, Fabiana de Felício.

Na conversa com Sabine Righetti, ela explica que a avaliação da educação nos municípios passa pela gestão pública como um todo, e não apenas pela atuação municipal como muitas pessoas pensam. Fabiana chama a sociedade de “quarto ator” e diz que toda criança é afetada pela família e pelas oportunidades que tem em casa. “Se não houvesse gestão pública, aquela sociedade iria provavelmente se organizar para oferecer algum tipo de educação”, diz.

Fabiana fala que o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é formado por três indicadores de resultado e quatro de insumo. Além dos indicadores, ela analisa que outras políticas podem afetar indiretamente os resultados, como o aumento do salário dos professores. “Esse tipo de medida torna a carreira mais interessante e atrai mais professores para os concursos, além de docentes com melhor formação”, avalia.

A entrevista integra a série “Federalismo e Educação no Brasil”, produzida em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

 

 

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.