Adriana Abdenur tem bacharelado em Relações Internacionais em Harvard e Ph.D em Sociologia do Desenvolvimento na Universidade de Princeton, Estados Unidos. É fellow do Instituto Igarapé, pesquisadora colaboradora da Escola de Guerra Naval e bolsista de Produtividade pelo CNPq.
É conselheira do Department of Economic and Social Affairs das Nações Unidas e faz parte do Conselho Consultivo de avaliações das iniciativas de prevenção e resolução de conflitos do Departamento de Assuntos Políticos da ONU.
Ganhou o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). Co-organizou o livro “Emerging Powers and the UN”.
Atualmente, a especialista leciona no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.
UM BRASIL
Em debate publicado em 21 de novembro de 2017, Adriana abordou as perspectivas da política externa brasileira diante das transformações globais.
A entrevista faz parte de uma série realizada em Pequim durante o Brazil+China Challenge.
O economista André Mancha, gerente da JOI Brasil, debate as causas e as soluções para o emprego informal no País
ver em detalhesDebate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhesNo pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães
ver em detalhes