Pierpaolo Bottini é graduado em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Penal na Universidade de São Paulo (USP). É diretor de Direito Penal Econômico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, diretor da seção brasileira da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) e membro da comissão julgadora do Prêmio Innovare.
Bottini é professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP e coordena o curso de Direito Penal do Instituto de Direito Público, em Brasília.
Esteve à frente da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, entre 2005 e 2007, e do Departamento de Modernização Judiciária do mesmo órgão, de 2003 a 2005. Foi membro efetivo do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e consultor da Fundação Ford em projeto para aprimoramento do sistema judicial brasileiro.
O advogado é autor de livros na área de Direito Penal como “Lavagem de dinheiro” e “Crimes de perigo abstrato e princípio da precaução na sociedade de risco”.
UM BRASIL
Bottini debateu a judicialização em entrevista publicada em 27 de outubro de 2017. O especialista falou de combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes