Cristovam Buarque é engenheiro pela Escola de Engenharia do Recife com doutorado em Economia na Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.
Trabalhou seis anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde chefiou equipes de elaboração de projetos financiados pela instituição em toda a América Latina. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998, quando criou o Bolsa Escola.
Foi também ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato do ex-presidente Lula. Filiado ao Partido Popular Socialista (PPS), foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.
Buarque já foi reitor e é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Economia. Tem mais de 20 livros publicados, entre eles O berço da desigualdade e A eleição do ditador.
UM BRASIL
Buarque falou ao UM BRASIL sobre os descaminhos do sistema de ensino brasileiro, em entrevista publicada em 31 de outubro de 2017.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes