Mario Vargas Llosa é escritor laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (2010).
Também é vencedor dos prêmios literários Rómulo Gallegos (1967) e Miguel de Cervantes (1994).
É membro da Academia Peruana de Línguas e da Real Academia Española (RAE).
Trabalhou como jornalista e foi candidato à presidência do Peru em 1990.
Tem vários títulos de doutorado honorários concedidos por instituições como Yale, Harvard, Universidade de Lima, Oxford, Universidade Europeia de Madrid, Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa.
Estudou Letras e Direito na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, e obteve o título de doutor em Filosofia e Letras na Universidad Complutense de Madrid.
A cidade e os cachorros, A festa do bode e Travessuras da menina má são algumas de suas obras.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Mario Vargas Llosa comenta sobre a destituição de um presidente, o desinteresse dos jovens pela política, o risco de deixar a democracia nas mãos de políticos desonestos e os benefícios da literatura na vida do ser humano. A entrevista foi publicada em junho de 2016.
Economia e Negócios
Paulo Uebel, sócio da Ernst & Young, afirma que o Estado brasileiro precisa funcionar bem para recuperar legitimidade
ver em detalhes
Educação e Cultura
Apesar das crises e das derrotas, José Miguel Wisnik, professor na FFLCH-USP, acredita que a bola no pé é o ‘veneno-remédio’ do bresileiro
ver em detalhes
Economia e Negócios
Em debate na Semana S 2026, os economistas André Portela e Marcos Mendes analisam por que o Brasil gasta muito e avança pouco em produtividade e redução da pobreza
ver em detalhes