Zeina Latif é graduada, mestre e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É economista-chefe da XP Investimentos. Anteriormente, trabalhou no Royal Bank of Scotland (RBS), no ING, no ABN-Amro Real e no HSBC.
Em 2006, recebeu da revista Forbes o prêmio “Mulheres Mais Influentes do Brasil” na categoria Economia, e, em 2008, o prêmio de melhor economista-chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).
Zeina escreve em colunas semanais para o Broadcast, da Agência Estado.
UM BRASIL
Zeina falou ao UM BRASIL sobre o quadro econômico do País e a agenda de reformas em entrevista publicada no dia 9 de outubro de 2018. Em outro encontro, em 10 de junho de 2016, a economista conversou sobre a necessidade em equilibrar a macroeconomia brasileira.
Em nova entrevista, realizada em maio de 2023, Zeina avaliou os rumos das contas públicas a partir da aprovação do arcabouço fiscal, previsto para substituir o teto de gastos. Em sua avaliação, como não há uma sinalização de reformas, o arcabouço dependerá do aumento da carga tributária.
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes