Professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e coordenadora do FGV Clima, possui doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em Economia (MFEE) pela FGV EPGE e graduação em Economia pela PUC-Rio.
Foi coordenadora de Avaliação de Políticas Públicas de Energia no Climate Policy Initiative/PUC-Rio e professora do quadro complementar do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atuou também no setor de energia, com passagens por empresas como Enron América do Sul e El Paso Energia do Brasil.
UM BRASIL
Em outubro de 2026, participou de um dos debates do curso O Futuro do Brasil em Debate: um Olhar Interdisciplinar, promovido pelas Escolas de Direito e Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP e FGV EESP), em parceria com o Canal UM BRASIL e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O encontro sobre transição energética reuniu os professores Amanda, da FGV EESP, e Mário Schapiro, da FGV Direito SP.
Economia e Negócios
Os professores Amanda Schutze e Mario Schapiro debatem os obstáculos e as potencialidades da descarbonização da economia no País
ver em detalhes
Economia e Negócios
País reúne recursos naturais, capacidade agrícola e conhecimento tecnológico que podem colocá-lo em posição privilegiada frente à economia mundial; o desafio é qual caminho seguir
ver em detalhes
Política
Para os professores Fernando Limongi e Carlos Sundfeld, constitucionalização excessiva do Judiciário no geral amplia a tensão institucional
ver em detalhes