UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

José Miguel Wisnik

  • COMPARTILHAR

José Miguel Wisnik é compositor, músico, ensaísta e professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

Graduado em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (1970), mestre (1974) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (1980), pela mesma Universidade.

UM BRASIL

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em junho de 2026, Wisnik refletiu sobre o futebol e as complexidades culturais do País. Para ele, apesar das crises e das derrotas, a bola no pé é o ‘veneno-remédio’ do bresileiro. A entrevista foi realizada em parceria com a Revista Problemas Brasileiros e com a Aberje.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sociedade

Sociedade brasileira precisa aprofundar conhecimento sobre a IA

Para Duval Guimarães, diretor geral na Start by Alura, debate sobre as novas tecnologias ainda é muito raso no Brasil

ver em detalhes
Ciência e Saúde

Nem utopia, nem distopia: os caminhos possíveis para a humanidade 

O físico Marcelo Gleiser defende que preservar o planeta e as diferentes formas de vida é dever moral dos seres humanos

ver em detalhes
Educação e Cultura

Tendências e transformações do mercado editorial brasileiro

Segundo Cassiano Elek, jornalista e diretor editorial do Grupo Record, jovens brasileiros leem muito e são os que mais compram livros físicos

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.