Bioeconomia é uma oportunidade para alavancar indústria nacional, defende sociólogo
Nesta sexta-feira (11), o Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou uma entrevista inédita com Sérgio Abranches, sociólogo, escritor e colunista político.
Abranches é pós-doutor em Ciência Política na Cornell University, foi professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é autor dos livros “Os despossuídos: crescimento e pobreza no país do milagre” (1985), “Crise e mudança: a nova cara do Brasil” (1994) e “Copenhague: antes e depois” (2010).
Em entrevista ao UM BRASIL, defendeu que a bioeconomia é uma oportunidade para alavancar a Indústria nacional e tirar o País do papel secundário no mercado global. Ele citou, como exemplo, a bem-sucedida bioindústria da Amazônia, que movimenta bilhões de dólares.
“Não queremos que o Brasil acabe sendo, no máximo, o receptor da indústria velha para continuar produzindo produto velho para os países avançados que querem ser limpos e novos“, lamentou. “Precisamos procurar soluções nossas. Temos muita coisa a oferecer.”
Durante a conversa, conduzida por Mônica Sodré, Abranches também comentou a agenda de transição energética, dilemas do financiamento climático e os desafios impostos ao mundo com a saída dos Estados Unidos dos acordos climáticos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Canal UM BRASIL inaugura parceria com Casa Balaio
Conheça o Casarão histórico de Belém, no Pará, que se transformou em espaço estratégico para encontros que conectam sustentabilidade, Amazônia e inovação
ver em detalhes
Economista-chefe da Galápagos Capital discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
Para Tatiana Pinheiro, o problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
ver em detalhes
Inovação e governo digital: o futuro da gestão pública no Brasil
Tema integra o livro ‘UM BRASIL 11 – Modernização do Estado’, que discute caminhos para impulsionar o Brasil, ampliando a eficiência dos serviços públicos
ver em detalhes