Fechar
Play Video

“Operação Lava Jato tenta fazer terapia de choque no Brasil”, diz Danilo Limoeiro

DEBATEDORES | Danilo Limoeiro

Os desdobramentos da Operação Lava Jato devem causar profundas transformações na política e na sociedade brasileira, para o doutorando em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Danilo Limoeiro.

“A Operação Lava Jato está tentando fazer um choque externo no sistema político brasileiro para levar a sociedade de um equilíbrio para outro”, afirmou, em entrevista ao UM BRASIL. Segundo Limoeiro, se, por enquanto, os efeitos da investigação são negativos, impactando o sistema político e a economia, os benefícios da operação devem aparecer com o tempo.

“O Brasil está fazendo algo que nenhum outro país na mesma faixa de desenvolvimento está. A terapia de choque de combate à corrupção não é vista na Argentina, no México, na África do Sul. Talvez estejamos dando um passo atrás em um processo doloroso para darmos dois ou três passos à frente em alguns anos”.

Na avaliação de Limoeiro, a Lava Jato pode deixar dois legados: mudar as regras do jogo político e levar a sociedade para mais perto do Judiciário, o mais fechado dentre os três poderes do sistema democrático.

“Mudando as regras do jogo, para conseguir um contrato com a administração pública você não tem que dar uma propina, mas sim uma boa proposta. E quem está julgando essa proposta não tem nenhuma outra expectativa de benefício pessoal”, afirma Limoeiro.

“Nesse processo de transformação da sociedade brasileira, um próximo passo é pôr um pouco mais de luz no Judiciário”.

Mais Vistos