Fechar
Play Video

“O Brasil precisa fazer uma correção ética importante”, diz cientista político

DEBATEDORES | Fernando Schüler

A democracia brasileira é considerada jovem. A Constituição Federal tem pouco mais de 25 anos e, ao longo desse tempo, o Brasil somou algumas conquistas, mas vive neste momento o que o cientista político Fernando Schüler chama de esgotamento.

Para ele, as soluções para o Brasil incluem uma importante “correção ética”. “Em quase 30 anos, afirmamos uma sociedade de direitos, passamos por um impeachment, três reeleições sucessíveis e transição de partidos distintos“, afirma o cientista político.

Para Schüler, é possível observar que instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário tenham cumprido seus papéis, assim como os cidadãos estão mais críticos e informados. “O que falta é um projeto de país. Falta liderança política e uma visão de futuro. É isso o que se espera de uma república”, afirma. Apesar das incertezas e dos riscos aos quais o País está exposto, há um ajuste fiscal em andamento que vai aumentar o nível de confiança na economia, de acordo com Schüler.

“Espero que a nossa democracia sobreviva a essas turbulências, e que as nossas instituições consigam atravessar este momento tenso que o País vive.”

Mais Vistos