Fechar
Play Video

Falta de renovação do Congresso pode gerar crise política

DEBATEDORES | Fábio Pina Paulo Delgado

O UM BRASIL reuniu o cientista político, professor licenciado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e presidente do Conselho de Economia, Sociologia e Política da FecomercioSP, Paulo Delgado, e o economista da FecomercioSP e sócio da FFA Consultoria, Fábio Pina, para um debate sobre as tendências da política e da economia diante das eleições de 2018.

Na conversa com a jornalista Thais Herédia, Delgado fala que a possível falta de renovação do Congresso brasileiro nas próximas eleições pode gerar uma crise política no futuro. Para o cientista político, o cenário para o Parlamento será negativo em razão da ausência de legitimidade.

“Nós poderemos ter a maior não renovação da história do Congresso Nacional. O parlamento é velho, e o único personagem que pode desequilibrar o jogo é o presidente da República”, analisa.

Até o momento, existem mais de 20 pré-candidatos à presidência. A grande quantidade de interessados em participar da disputa mantém a incerteza política em um momento em que os julgamentos e as discussões do Supremo Tribunal Federal (STF) ganham a atenção.

No âmbito econômico, o economista Fábio Pina destaca que o cenário reflete de forma desfavorável. Ele argumenta que os dados apurados pela Entidade, como os índices de Confiança do Consumidor (ICC) e de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do município de São Paulo, já demonstram a redução do otimismo dos consumidores e empresários nos últimos meses.

Pina lembra que entre o fim de 2016 e o primeiro semestre de 2017, os indicadores apurados pela Federação apontavam forte crescimento, embora não tivessem ainda sido sentidos na inflação, no emprego e no consumo. Para ele, as mudanças geraram resultados na produção e no emprego no segundo semestre do ano passado.

“Nenhum candidato é tão bom quanto o seu discurso. Essas incertezas podem minar todo o progresso que a gente fez com a política-econômica mais liberal”, diz.

O debate foi feito em parceria com o Clube Caiapós e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). O encontro foi realizado na Conferência Estadual de São Paulo, no dia 19 de abril, em Ribeirão Preto, interior do Estado.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil