Fechar
Play Video

As oportunidades da educação no Brasil

DEBATEDORES | Reynaldo Fernandes

UM BRASIL conversa com Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e um dos autores do IOEB, o índice que mostra as oportunidades da Educação dos municípios e estados brasileiros. Nesta entrevista, Reynaldo Fernandes explica como o índice ajuda a aperfeiçoar o sistema de controle social da Educação, já que oferece dados sobre a qualidade do ensino e o aproveitamento escolar de crianças e jovens de uma determinada localidade.

Segundo o especialista, a questão da melhora do cenário educacional brasileiro no Brasil envolve uma série de especificidades. Em primeiro lugar, os investimentos em Educação demoram para ter efeito – os primeiros resultados podem aparecer em seis ou sete anos.

Ele avalia também que “problemas na Saúde, por exemplo, são mais perceptíveis para as pessoas; sobre Educação, a população sabe se tem vaga ou não na escola, mas perceber a qualidade da Educação é algo mais abstrato”. Reynaldo Fernandes acrescenta: “Se a Educação fosse um problema de insumo, como construir uma ponte, seria fácil mudar, mas a tarefa é muito mais difícil.”

Por fim, ele ressalta que a sociedade civil precisa exigir melhorias. “Se não houver essa reivindicação, será muito difícil mudar esse quadro”, afirma.

Mais Vistos