UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

A instabilidade da macroeconomia retira a eficácia de qualquer política pública

Publicado em: 13 de junho de 2016

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

“O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”, disse a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif. O perfil da nova equipe do governo agrada à economista.

Para ela, os ministros escolhidos pelo presidente em exercício, Michel Temer, são servidores com reputação e experiência na carreira pública, preparados para perseguir os objetivos.

“Hoje temos uma agenda de governo definida, algo muito importante que nos faltava”. A lista de reformas e ajustes que o Brasil precisará fazer é extensa e não será efetivada de imediato. Segundo a especialista, o mais importante no momento é corrigir os excessos.

“Temos uma instabilidade na macroeconomia que retira a eficácia de qualquer política pública e programas sociais. Até o Bolsa Família não vai funcionar direito porque você ajuda com uma mão e tira com a outra, por meio da inflação elevada. O momento é para mudar isso e levar confiança para as pessoas”. Durante entrevista à plataforma UM BRASIL, a doutora em Economia pela USP falou sobre a urgência da criação de um pacote fiscal mínimo que traga equilíbrio econômico e promova a queda da inflação e da taxa de juros.

“O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”. Latif destaca que o bom político é aquele que entende as mudanças nas necessidades da sociedade e entrega os serviços da melhor forma possível. “Quando você exagera nas políticas de estímulo à demanda, colhe a inflação e o remédio vira veneno. Falta visão estratégica. Os últimos governos não entenderam os sinais vitais da economia”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo

Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização

ver em detalhes
Economia e Negócios

Produtividade no Brasil precisa estar no centro das discussões 

O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.